Enel Distribuição Rio, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura
apresentam
SOBRE OS AUTORES
Andrey Rosenthal Schlee
@andreyschlee
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1987), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999).
Atualmente é professor Titular da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: de preservação do patrimônio cultural, arquitetura brasileira, arquitetura no Rio Grande do Sul e arquitetura e urbanismo em Brasília. Dedica-se também às questões relacionadas com a melhoria do Ensino de Arquitetura e Urbanismo.
Foi Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB (2004-2011), Coordenador da Área de Arquitetura e Urbanismo e Design da CAPES (2011), Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 e Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN (2011-2019). Desde 2023, é Diretor de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN.
Andrey de Aspiazu Schlee
@aspiazu
Arquiteto e Urbanista, formado pelo Centro Universitário de Brasília, UNICEUB (2017), mestre e bolsista (CAPES) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, UnB (2023). Possui especialização em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (2019) e Design de Interiores, ambientação e produção do espaço (2019).
Maura Campanili
@mauracampanili
Maura Campanili é jornalista, geógrafa e escritora. Atua há mais de 30 anos na área de comunicação socioambiental, com passagens em ONGs como SOS Mata Atlântica e Instituto Socioambiental, e veículos de comunicação, como a Agência Estado, onde foi editora de Meio Ambiente. Pela revista Terra da Gente, foi finalista quatro vezes do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica (2005, 2006, 2007 e 2008). É autora de vários livros, como O Século da Escassez (Editora Claro Enigma, com Marussia Whately) e 15 Histórias de Conservação (Save Brasil); e dos blogs https://conexaoplaneta.com.br/blog/category/mulheres-ativistas/ e http://paulistanasp.blogspot.com/. Há 20 anos, está à frente do Núcleo de Conteúdos Ambientais – NUCA, empresa especializada na produção e disseminação de conteúdos socioambientais.
Roberta Pisco e Guido Nietmann
(Fotos Incríveis Paraty)
@fotosincriveisparaty
Fundaram a Fotos Incríveis, empresa especializada em fotografia de arquitetura, gastronomia e retratos. Criaram também o projeto Eu Amo Paraty, um acervo histórico com mais de 16 mil imagens da cidade de Paraty em foto e vídeo. Roberta e Guido participaram de diversas exposições: "Matrizes" na Matriz Cultural, 2022; "Reflexos" no Memorial do Paço, 2023 e "Olhares Fotográficos Mostram Paraty", no muro do campo de futebol de Paraty, 2023/2024. Participaram também de diversos livros como "Paraty, Cidade Patrimônio de Todos" e "Paraty em Festa". Entre os principais prêmios do casal estão a medalha de ouro na categoria gastronomia, no Brasília Photo Show 2020; Prêmio do Júri Popular na 4ª Mostra de Realizadores do Audiovisual de Paraty, em 2019 e do Júri Técnico na Mostra Cinemar, em 2022 para o minidocumentário de Roberta Pisco, "Angeli dos Temperos" e indicação para o selo especial e seleção para exposição virtual do projeto “As vilas e populações caiçaras do Brasil”, do IPHAN, em 2022.
Marcus Prado
@marcus.prado.09
É fotógrafo, designer e cineasta, nascido na Serra da Mantiqueira em Minas Gerais, reside em Paraty há mais de 15 anos. Apaixonado por filosofia e semiótica, seu trabalho busca revelar novos significados para o cotidiano, oferecendo novas perspectivas sobre a cultura e a natureza. Formado em Comunicação Social, Marcus Prado combina arte e técnica para proporcionar um olhar sensível e profundo sobre o mundo. Seu objetivo é transformar o ordinário em extraordinário, destacando a beleza e complexidade da vida em cada projeto que realiza.
Tem uma vasta gama de trabalhos documentais realizados, exibidos em exposições e mostras. Em 2022, teve seus trabalhos fotográficos publicados no livro " Patrimônios do Brasil - 2022" ( ISBN: 978–65–992108 –9–1). Em 2024 lançou, junto a Miguel Ângelo, o filme "Frames" , selecionado para o Lift-Off Global Network 2024.
Mariana Vergara
@Marianavvergara
Natural de São Paulo, reside em Paraty desde 2011, é graduada em História pela UNISA-SP e possui formação em FILMWORKS pela Academia Internacional de Cinema-SP. Em 2024, concluiu o curso de Tecnologia em Audiovisual na PUC-Minas com bolsa integral concedida pelo Programa PAFE de Paraty. Como documentarista e brincante apaixonada pela cultura popular paratiense, Mariana se dedica a registrar os festejos e manifestações populares da cidade. Sua atuação como videomaker inclui participação em filmes como "Cirandeiros Caiçaras de Paraty", realizado pelo IPHAN e como fotógrafa/pesquisadora no catálogo "Inventário Sonoro" da cultura caiçara realizado pelo SESC-Paraty. Mariana também realiza a cobertura fotográfica da Festa do Divino Espírito Santo desde 2017. Algumas de suas fotografias já foram expostas na Casa da Cultura, no Cinema da Praça e na Câmara Municipal, consolidando sua presença no cenário cultural local.
Gustavo Pedro
@foto_gustavopedro
Fotógrafo de natureza há mais de vinte anos, tendo sido responsável pelo livro autoral do Parque Estadual dos Três Picos, publicado em 2016. O fotógrafo tem participação em mais de vinte livros (publicados em co-autoria pela editora Assouline, Metalivros, Escrituras, Céu Azul de Copacabana e outras), jurado de diversos concursos de fotografia(AAJBRJ, AFNATURA, Ateliê da Imagem, Caminhos da Mata Atlântica e outros) e realizou mais de 18 projetos e exposições. Pós-graduado em Gestão e Tecnologia Ambiental, pela Faculdade Cândido Mendes (Rio de Janeiro), destaca-se a sua atuação como ambientalista nos principais colegiados do Brasil, como a Rede de ONGS da Mata Atlântica, e na coordenação da Câmara Técnica de Unidades de Conservação e plenário do Conselho de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro (Consemac), tendo sido indicado por dois anos consecutivos ao prêmio Muriqui pela Reserva da Biosfera Mundial da UNESCO.
João Marcos Rosa
@joaomarcosrosa
É um fotógrafo brasileiro apaixonado pela cultura e vida selvagem. Jornalista por formação, é um dos sócios fundadores da Nitro Imagens e tem especial talento para contar histórias visuais ligadas à biodiversidade e à conservação ambiental. Desde 2004 é colaborador da National Geographic Brasil. Seus trabalhos ainda podem ser encontrados em revistas como GEO, BBC Wildlife, Terra Mater e já ilustraram campanhas de conservação para Greenpeace, UNESCO, e WWF. Vencedor de diversos prêmios, como o World Bird Photo Contest, Itaú/BBA, New Holland Fotojornalismo e Avistar, João Marcos Rosa também tem fotografias emblemáticas publicadas nos livros “Back from the Brink” (CEMEX, 2017), “A Geography of Hope” (CEMEX, 2106), “Facing Extinction” (Birdlife/T&AD poiser, 2010), entre outros.
Enrico Marone
@enricomarone
Fotógrafo, documentarista e oceanólogo, Marone captura imagens e histórias de diferentes paisagens e culturas para inspirar as pessoas a perceberem a importância da conservação do patrimônio socioambiental. Autodidata desde a década de 90, compôs um amplo acervo de imagens do Brasil e do mundo. Com um olhar documental e artístico, produz imagens de populações tradicionais, dos ecossistemas e áreas protegidas. Colaborou fotografias, vídeos e webséries para campanhas da ONU, UNESCO, IUCN, MMA, ICMBio, FUNAI, Conservation International, TNC, Greenpeace, Futura, Rare, SOS Mata Atlântica, Projeto Baleia Jubarte, National Geographic, Oceanographic Magazine. Tem fotografias publicadas em mais de 24 livros, sendo 2 deles vencedores do Prêmio Jabuti.
Bruno Leão
É fotógrafo documentarista. Por anos trabalhou com diversos fotógrafos, de diferentes nacionalidades, em campanhas de publicidade e moda. Fez parte da equipe de Steve Mccurry para o Calendário Pirelli (2013), quando se aproximou da fotografia documental e desde então seu objetivo é trabalhar a fotografia como ferramenta de pesquisa e comunicação de conteúdo saudável e útil, alinhando seu aprendizado sobre luz e direção de anos como assistente com seu olhar de respeito para com a vida em todas suas formas. Nos últimos anos colaborou com projetos sobre biodiversidade da Mata Atlântica e cultura de povos tradicionais, como o Museu Digital Tramas Daqui (2021), Apoie Aldeia Velha (2018) e Paraty Tem Guarani (2022).
Miguel Ângelo
Bacharel em Cinema e Audiovisual, Fotógrafo, Cineasta e Vj, residente em Paraty há 7 anos. Fundou a Arqué Produção Audiovisual, priorizando seu trabalho em eventos artísticos culturais e na diversidade dos festejos e tradições das mais variadas comunidades de Paraty. Foi fotógrafo still, do filme 'Doutor Gama', biografia do abolicionista Luiz Gama. Foi também Diretor e Roteirista do Curta de ficção-científica “Frâmes”. Oficineiro de audiovisual em escolas públicas e comunidades indígenas. Atualmente, ele trabalha de forma independente em projetos de audiovisual, fotografia e Inteligência artificial pela sua empresa.
Eliana Gomes Soares
Sua infância na fazenda despertou nela a consciência da importância da natureza e sua preservação. A fotografia tornou-se sua forma mais profunda de expressão, refletida através de suas lentes e olhar sensível.
Paraty conquistou seu coração desde o início. Tocada por cada aspecto desta cidade maravilhosa, ela escolheu morar nela em diferentes fases de sua vida. Pássaros, mar, arquitetura, marés invadindo as ruas, flora, cachoeiras - todos foram capturados em seus cliques, que representam a alma paratiense.
Suas fotos desempenham um papel crucial na conscientização sobre a preservação deste Patrimônio Mundial da Humanidade no Brasil.
Herbert Serafim de Freitas
Biólogo e fotógrafo amador. Bacharel e Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Consultor Ambiental nas áreas de Botânica e Zoologia, atua em licenciamentos ambientais, Planos de manejo, inventários de fauna e flora, e projetos de reflorestamento com essências nativas e exóticas. Trabalha em colaboração junto ao Instituto Butantan na área de herpetologia. Atua desde 1998 como guia de ecoturismo na região do Parque Nacional da Serra da Bocaina (SP/RJ). Atuou na área de Educação Ambiental junto a Equipe do Projeto Ecossistemas Costeiros-USP. Publicou 14 artigos em periódicos nacionais e internacionais, 18 trabalhos em anais de eventos científicos, e colaborou na elaboração de 3 livros na área científica e artística.
Angelita Pereira Rodrigues
Agente Temporária Ambiental de apoio a Gestão do Parque Nacional da Serra da Bocaina - SP/RJ. Graduada em Ciências Biológicas (FATEA), Especialista em Educação Ambiental para a Sustentabilidade (SENAC-SP), e em Perícia Ambiental (FARO/UNISAL-SP). Tem atuado em diversos projetos de pesquisa na área de botânica e zoologia, como pesquisadora colaboradora da Universidade de São Paulo e Instituto Butantan. Atuou como guia de ecoturismo na região do Parque Nacional da Serra da Bocaina (SP/RJ). Tem a fotografia como uma ferramenta auxiliar de apoio à pesquisa e a proteção da biodiversidade, por meio da Educação Ambiental.
Augusto Froehlich
É fotógrafo amador com incursões profissionais. Realizou trabalhos de fotografia como documentarista e na cobertura de eventos. Criou e publicou um livro sob encomenda – Sítio Paraíso – com aspectos da propriedade e da história da família (2011). Coeditou e coordenou o livro do fotógrafo Gal Oppido “Luz Marginal Procura Corpo Vago”, junto com a fotógrafa Katia Kuwabara e outros 15 participantes do curso, com fotos de cada um deles (2008). Tem como formação principal na área, o Curso de Fotografia para Antropólogos no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da USP, ministrado pelo fotógrafo Miguel Pacheco Chaves (1992). Filho e neto de biólogos, têm forte ligação com a natureza e a vida (incluindo, é claro, todos nós, bichos humanos).
Guilherme Lessa Ferreira
É biólogo formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e trabalha pela Biosensu Consultoria Ambiental desde 2012. Em sua atuação como consultor, realizou diversos trabalhos de levantamento da biodiversidade desenvolvendo assim suas habilidades de fotografia de vida selvagem. Foi pesquisador voluntário no Laboratório do Museu Biológico do Instituto Butantan, de 2017 a 2019, onde participou do curso de ornitologia de campo, desenvolveu atividades de divulgação científica e foi guia de observação de aves. Foi investigador de campo da Turtle Love, ONG de pesquisa e conservação de tartarugas marinhas na Costa Rica e organizou o livro "Explorando Parismina: las aves y sus encantos" em parceria com o biólogo e designer Roberto Arruda Jr.
Oscar Liberal
@oscarliberal
É formado em Fotografia pela Universidade Estácio de Sá (2005) e tem curso de pós-graduação em “Fotografia – Imagem, Memória e Comunicação”, pela Universidade Cândido Mendes (2008). É ligado à Divisão de Conservação (DIVCON) do IPHAN, onde participou da coordenação dos projetos “Negativos Históricos” e “Rede de Arquivos”, este último com financiamento do BNDES. Nos últimos anos, tem se especializado em fotografias técnicas sobretudo de arquitetura e arqueologia, tendo trabalhado nos dossiês de candidatura do Sítio Burle Marx e da cidade de Paraty à patrimônio Mundial pela Unesco. Nos últimos anos, tem realizado a reprodução do acervo e registro fotográfico tanto do Palácio Gustavo Capanema, Sítio Roberto Burle Marx, Rio Branco 46 , Museu Nacional de Belas Artes.